quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Exposição sobre Masculinidades e Violência Contra Mulheres em Mocambique


Cumpre-nos comunicar que, de 25 de Novembro a 22 de Dezembro de 2011, o Centro Cultural Brasil e Moçambique em Maputo, vai acolher uma exposição sobre as masculinidades, com foco sobre a violência contra mulheres e raparigas. Organizada pela Rede Homens Pela Mudança em parceria com a Escola Nacional de Artes Visuais, a exposição pretende chamar a atenção, especialmente a grupos de homens, para os problemas relacionados as masculinidade em Moçambique através de uma combinação de diferentes disciplinas das artes artes especialmente a visual (esculturas, vídeos, pinturas e fotos). Histórias de vida, trabalhos jornalísticos, materiais de campanha, idéias expressas no ditado popular, factos, números e artefactos da vida real sobre masculinidades e violência contra as mulheres. Esta é uma exposição itinerante, com uma abordagem crítica, educacional e interativa, que vai passar por diferentes regiões de Moçambique.

Estes materiais são  resultado de um trabalho levado a cabo pela Rede HOPEM e instituições parceiras, incluindo a polícia moçambicana, as prisões, as organizações da sociedade civil, Media e instituições de pesquisa. Uma característica importante e inovadora desta exposição será a possibilidade de participação de todos os moçambicanos não apenas como visitantes, mas também como "expositores". As pessoas terão oportunidade de expressar abertamente as suas opiniões, emoções e comentários sobre a violência através de materiais e histórias de vida que eles poderão trazer para a exposição.

A exposição inclui uma série de actividades complementares e paralelas, como sessões de vídeo sobre direitos humanos, debates, recital de poesia sobre não-violência e do teatro do oprimido. Visitas guiadas, particularmente com os homens militares  e os trabalhadores do sector privado, também são uma parte importante do programa de exposições.

Esta iniciativa conta com um apoio  da Embaixada da Noruega e da ONU Mulher sob a componente regional da campanha da ONU Secretário-Geral para erradicar a violência contra as mulheres, chamada Africa Unite.
A inaguração sera esta sexta-feira, dia 25 de Novembro de 2011, pelas 17 horas no CCBM.

Com os melhores cumprimentos
R S P V: 84 64 14 149  e 82 28 70 060
Julio Langa e Gilberto Macuácua