domingo, 4 de agosto de 2013

Programa Homem que e Homem na Televisao de Mocambique - TVM

Público Alvo: Homens e Rapazes dos 15 aos 49 anos de Idade

Através de uma abordagem de comunicação de Homem para Homem (que significa homem de verdade), os homens sentam entre si e conversam de forma franca e aberta sobre os padrões sociais de masculinidade vigentes no país. Analisam até que ponto as práticas masculinas são saudáveis ou nocivas às suas vidas e de outras pessoas.

O diferencial deste programa está no facto de os participantes partilharem suas próprias experiências de vida de acordo com o tema em debate.


Apresentado por Gilberto Macuacua, o programa HQH, pretende promover o respeito pelos direitos humanos e o bem-estar de homens, mulheres e crianças, contribuindo para a redução de casos de violência contra mulher e criança, incentivar um maior envolvimento de homens em questões relacionadas com a Saúde Sexual e Reprodutiva e Paternidade. 

O programa Homem que é Homem, acredita também que, as suas intervenções contribuirão na redução de vários outros problemas sociais, assim como aproximar mais as famílias moçambicanas e ainda, oferecer boas referências aos rapazes de hoje, que são os homens de amanhã.

Para além dos debates, providencia informação relevante sobre acontecimentos importantes, relacionados com os temas debatidos e divulga a legislação existente no país como por exemplo a Lei sobre a Violência Doméstica Contra Mulher. 

Este programa, até o momento, é considerado único do mundo com esta abordagem e é o primeiro em Moçambique que faz a simbiose entre a televisão e facebook de forma constante, proporcionando aos telespectadores e telespectadoras informações actualizadas e mais espaços para debates e apresentação de dúvidas e sugestões 24 horas por dia. 
O público também interage com o programa através de SMS’s. 

Este programa iniciou a sua primeira transmissão, no dia, 29 de Maio de 2011. Actualmente é transmitido aos Sábados, pelas 17 horas com repetição as quintas-feiras, pelas 17:10 horas.