terça-feira, 25 de março de 2014

Quem e Gilberto Macuacua - Who is Gilberto Macuacua


Gilberto Macuácua PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
gil macuacuaGilberto Nelson Macuácua
Vem de uma família humilde, nascido a 26 de Junho de 1976, na Cidade de Maputo. É casado e pai de 5 filhos. A sua família está em primeiro lugar.
Formou-se na França, em Desenvolvimento Social (Bacharel) e Gestão da Comunicação (Licenciatura).
Com uma larga experiência em Comunicação para a Mudança de Comportamento, Gilberto Macuácua, já residiu e trabalhou com várias organizações, na maioria internacionais, em alguns países como França, Níger, Costa de Marfim e Laos (este último, no sudeste asiático).
Por cá, para além de Maputo, residiu e trabalhou nas cidades de Nampula e Chimoio.
Considera-se um Feminista e Activista contra a Violência e Desigualdade de Género.
Nunca teve medo de desafios, aliás, sem eles, a vida não teria nenhuma graça. E adora inovar. Tem um coração sensível, espírito de aventura, gosta de trabalhar perto das comunidades e detesta injustiças principalmente quando são praticadas contra pessoas indefesas.
É muito dedicado a família, e fora de trabalho, passa maior parte de tempo com a esposa e filhos.
A sua vida não foi sempre um mar de rosas. Em algum momento da sua vida teve comportamentos e atitudes que desgastaram a sua relação com a família, típicas de violência das variadas formas.
Num outro momento, decidiu parar para reflectir sobre os seus actos e percebeu que algo não estava bem na sua vida, decidiu então adoptar um outro estilo de vida voltado para a compreensão, amor e respeito a família.
Quando percebeu que o novo estilo de vida estava a trazer resultados bons, decidiu partilhar a sua experiencia que pode ser vista em: http://gilbertomacuacua.blogspot.com/2010/08/betto-g-historias-digitais-mocambique.html e convidar outros homens a reflectir sobre a forma como a sociedade educa o homem e o resultado desse modelo de socialização.
Algumas das primeiras questões a colocar-se são: Será que a sociedade educa o homem para ser bom? Ou seja, para amar, valorizar, respeitar e estar mais perto da sua família? Quais são os custos actuais derivados das minhas atitudes e comportamentos.
Assim, o Gilberto Macuácua, convida outros homens a entrar nestas reflexões através do seu Blog: www.gilbertomacuacua.blogspot.com, artigos nos jornais locais e internacionais, e do Programa de Televisão Homem que é Homem.
Antes, teve que se capacitar em matérias sobre trabalho com homens.
Actualmente, tem recebido vários convites para dar palestras e capacitar vários organismos a nível nacional e internacional.

Não se considera um homem transformado, mas sim em transformação. O que significa que a mudança é um processo que pode ser longo.
Pelo que, convida a todos os homens a aderirem a este processo de construção de novos homens para o bem de todos.
Hobbies:
Ler livros, tocar guitarra e nadar.
Momentos marcantes:
São vários os momentos que marcaram a sua vida, contudo, em relação ao programa Homem que é Homem, lembra-se que quando em Julho de 2012, chorou ao vivo, pela primeira vez no programa, devido a uma história comovente das muitas contadas pelos convidados e convidadas. E até hoje, encontra homens que dizem que quando o viram a chorar, também choraram e outros estiveram perto de chorar, mas que contiveram as lágrimas.